O que você está procurando?

A importância da preservação das culturas

O porquê de manter as memórias acesas
2 de novembro de 2020
Compartilhe!

O mundo muda o tempo todo. Tudo se evolui e se transforma, sejam hábitos, falas, costumes, comportamentos, ambiente físico. No entanto, tudo que já existiu e como chegamos até aqui, continua sendo importante para entendermos o significado de muitas coisas.

A preservação de uma tradição por exemplo, permite a valorização de algum grupo específico, que fez parte dessa criação e leva a frente seus princípios, repassando algo que tem sentimento, identidade e significado.

Uma cultura é construída gradativamente, dia a dia, através de muitos elementos compartilhados, que a faz se diferenciar de uma comunidade ou outra, seja através das suas características pessoais, ou de um determinado local ou construção.

Manter patrimônios preservados, sejam eles materiais ou imaterias, ajudam a compreender como foram ocorrendo transformações com o decorrer do tempo, e como elas foram evoluindo e se desenvolvendo. Essas origens são importantes para manterem vivas uma tradição ou cultura, que identifica um povo, um lugar, uma nação. Isso nos permite experimentar e conhecer culturas diferentes, que nasceram de outros hábitos e costumes, e saber respeitar que cada um tem seus estilos de vida, suas crenças e concepções.

A cultura então provinda das interações sociais, manifestações, expressões artísticas é assim transmitida para as gerações seguintes, mantendo o que há de mais relevante em sua essência, não deixando essas raízes caírem no esquecimento e assegurando o sentimento de ser e pertencer àquilo.

Além de tudo, manter essas memórias aquecidas, possibilitam reflexões a partir de momentos históricos importantes, que nos fazem evoluir a mentalidade e compreender a necessidade de aceitar as diferenças, aprender uns com os outros e a viver bem em comunidade.

Ana Carolina

Sou a Ana Carol Arquiteta, 25 anos, taurina e good vibes. Formada em Arquitetura & Urbanismo, técnica em Edificações e amante de redes sociais.
Arquilibrio é o blog da Ana Carol, Arquiteta & Urbanista. Aqui ela escreve suas opiniões, dicas, tutoriais e outros assuntos relacionados à Arquitetura. Saiba mais
Arquilibrio