O que você está procurando?

A importância do professor na organização do ambiente escolar

O papel do docente e a interferência do espaço no aprendizado
15 de outubro de 2020
Compartilhe!

Cadeiras coloridas, diversidade de materiais, equipamentos sensoriais, criatividade! Esse é um cenário que imaginamos para uma escola infantil ideal, porém sabemos que na realidade não é bem assim. Infelizmente muitas escolas ainda seguem modelos tradicionais de equipamentos e estrutura, algo que já vem se transformando há algum tempo, já que atualmente, existem diversos estudos e pesquisas, que mostram como o ambiente influencia na vivência e no aprendizado das crianças no ensino infantil. Os modelos de educação escolhidos pela escola também fazem diferença na ambientação, porém nem sempre são os melhores a serem implantados para faixas etárias menores, assim acaba restando aos professores a tarefa de inovarem esses espaços para que se tornem mais atrativos e funcionais para as aulas e necessidades planejadas.

Fonte: Pinterest

EVA, papéis de parede com texturas, garrafas PET, canos PVC, estão na lista de materiais simples e baratos que já permitem que os próprios professores criem paredes e tapetes sensoriais para os pequenos. Ambientes mais coloridos também são mais estimulantes e despertam a imaginação e criatividade. A equipe pedagógica pode, além de dar outra cara aos ambientes, propor que as crianças façam parte dessas mudanças, através de atividades de pintura nas paredes por exemplo, deixando as salas muito mais alegres e com identidade.

Fonte: Rede Pedagógica

Uma simples mudança de layout já cria uma outra configuração de sala de aula. Quando o educador coloca as cadeiras em roda ao invés de fileiras por exemplo, a interação com os alunos se torna muito mais didática, além de incentivar a participação das crianças nas atividades desenvolvidas em grupo. Criar espaços para leitura e contos de história que sejam atrativos e confortáveis também é de extrema importância para o desenvolvimento de fala e escrita.

Fonte: Chats como Espaços Educativos

Muitas vezes os professores propõem que os pais participem de algumas dessas atividades, promovendo a interação da família na escola, que é fundamental. Até mesmo fora do ensino infantil, podemos ver alguns docentes improvisando layouts variados, para melhorar a relação com os alunos, independente de série ou idade.

Fonte: Radio Cultura Foz

Dessa forma, percebe-se o trabalho desses profissionais em adaptar os espaços para acolher melhor os baixinhos (ou crescidinhos), e vemos que eles não poupam esforços para fazer isso da melhor maneira possível, dentro das condições que lhes permitem, com muito amor e carinho, sendo essenciais no processo de aprendizagem e crescimento pessoal e profissional de todos, e por isso merecem todo nosso reconhecimento, respeito e admiração.

Ana Carolina

Sou a Ana Carol Arquiteta, 25 anos, taurina e good vibes. Formada em Arquitetura & Urbanismo, técnica em Edificações e amante de redes sociais.
Arquilibrio é o blog da Ana Carol, Arquiteta & Urbanista. Aqui ela escreve suas opiniões, dicas, tutoriais e outros assuntos relacionados à Arquitetura. Saiba mais
Arquilibrio