Mais um ano chegou e juntamente a ele uma nova edição do reality mais comentado do país. O Big Brother Brasil é um dos programas que mais dão o que falar quando se está no ar, seja discussões, palpites, opiniões, elogios e até mesmo as críticas o tornam um dos mais populares da televisão brasileira. Teve sua primeira edição lançada em 2002, e desde então não foi interrompido.
São milhares de pessoas querendo participar do jogo, que tem como prêmio nada menos do que 1,5 milhão de reais. Os participantes devem ficar confinados por quase 3 meses com pessoas de diferentes personalidades, gostos e pontos de vistas, tendo que passar por provas psicológicas, de inteligência e resistência, e é o público é quem vai decidindo quem continua ou não a concorrer a recompensa.
Esse confinamento se dá em uma mansão de cerca de 1800 m² localizada em lugar isolado no Projac, e é nessa famosa casa que muitos sonham em estar. Além de muito conhecida pela fama do reality, é também muito citada por sua decoração , muitas vezes inusitada, criativa e notável por criar diferentes sensações em variados cômodos, no qual é toda renovada a cada edição.
No casarão, os quartos são os cômodos que funcionam não só como ambientes de descanso, mas também como uma grande barreira física para criação de afinidades, desavenças, panelas e brigas, inclusive um deles representa poder: o “Quarto do Líder”. Nota-se na maioria das vezes que os grupos são divididos conforme a divisão dos quartos, que são todos ornamentados a cada ano com temáticas diferentes, que nem sempre trazem vantagens a quem tiver que se estabelecer ali.
A partir do quarto ano do programa esses aposentos passaram a ser mais trabalhados e uma atenção maior foi dada a eles, pois até então o que os diferenciava eram apenas as cores.
Relembre os quartos da casa marcantes por suas peculiaridades:
BBB 04 – Primeiros quartos mais animados do programa, um deles foi todo decorado com tons de laranja trazendo cartoons divertidos nas paredes, e o outro já uma referência mais infantil que trouxe cores e pelúcias penduradas na parede, além de baús em formato de ursinhos.
BBB05- Apresentou o tema “ZEN” com um quarto que lembra bastante um espaço de estética e relaxamento com colchões , cores mais suaves e até um tapete do Yin -Yang, e o tema “Tropical” com camas e quadros de bambu, roupas de cama e almofadas cobertas de estampas de frutas.
BBB06- Foram três contextos diferentes abordados: “africano”, com elementos dessa cultura e até mesmo almofadas em formatos de animais dos safaris ; “urbano”, com paredes de tijolinho a vista, tubos de instalação elétrica aparente, placas de carro e roupas de cama com sinalização de trânsito e “futurista” , decorado em tons de cinza e azul tinha pelúcias de extraterrestres.
BBB07- Também foram três unidades do cômodo. O quarto “Excalibur” foi todo inspirado na época medieval, com paredes que remetem a pedras, camas e móveis com detalhamentos dos castelos, além de elementos medievais como armaduras e armamentos do século. O “2 filhos de Francisco” tinha paredes toda de pau a pique, móveis mais simplificados, colcha de retalhos e capas de almofada de crochê, componentes que sugerem um trabalho manual e caseiro. E o “Colosso” foi uma homenagem ao TV Colosso, um programa infantil que permaneceu no ar na rede Globo de 1993 a 1997, trazendo as cabeceiras das camas no formato dos personagens do programa que eram bonecos caracterizados por cães.
BBB 08- O quarto batizado de “Muuu” parecia um verdadeiro pasto e seu nome era a definição perfeita para entender o que acontecia ali, o chão foi recoberto de grama sintética e as paredes e roupas de cama eram malhadas , e até mesmo as almofadas tinham formato das tetas de vaca, curioso e engraçado não? Já o outro era um tanto quanto incômodo, pois trazia flores estampadas em tons intensos de vermelho e laranja por toda parte, tanto que foi nomeado como quarto “Xocante”, combinou né? E a terceira acomodação foi resumida em quatro cores: azul, lilás, verde e preto incorporadas a imagens de extraterrestres, o que deixou o ambiente bem animado.
BBB09- No requisito de lugares desconfortáveis essa edição com certeza foi campeã. Mais um quarto com excesso de informações foi o das caricaturas, que estavam presentes em todas as paredes, além do exagero de componentes nas formas, cores e objetos, porém, este devia ser “menos pior” do que o “Palácio de Cristal”, que além dos edredons com figuras geométricas coloridas possuía todas as paredes cobertas por espelhos.
Foi nesse mesmo ano em que os participantes foram surpreendidos com o “Quarto Branco”, um cômodo de castigo para 3 jogadores que deviam permanecer ali por tempo indeterminado, ao contrário dos outros quartos esse não continha informação alguma, e esse era justamente o grande problema, como o próprio nome diz era todo branco e inclusive as roupas que deviam usar eram brancas, a única coisa destacada era um botão vermelho que deviam apertar caso quisessem desistir, e foi exatamente o que aconteceu , um dos três homens confinados apertou o botão e foi automaticamente eliminado do jogo, segundo ele foi pior do que estar numa prisão. Ambientes brancos podem se tornar monótonos quando se permanece por muito tempo, além de não serem estimulantes e no jogo foi usado para desestabilizar emocionalmente os participantes.
Em um momento desse programa a casa foi dividida em “Casa grande” e “Xêpa” que era o quarto mais simples até o momento, no entanto o melhor e aparentemente mais confortável de se estar, concorda?
BBB10- Um dos quartos tentou trazer uma pagada mais descolada decorado com desenhos baseados em tatuagens e grafites, o que permite criar um misto de sensações.
Essa edição trouxe o “Puxadinho”, uma espécie de kitnet bem diferente de tudo visto até agora, tons suaves e pastéis , elementos fofos e delicados que podem servir como inspiração para ambientes reais.
BB11- Esse é um lugar difícil para se estar na TPM, o quarto “Cupcake” foi a novidade da 11ª edição, trazendo uma decoração inteira inspirada em doces variados: bolos, balas e pirulitos. Até que ficou “fofo”, principalmente pelas almofadas de brigadeiro e beijinho que são muito bacanas, porém ainda traz uma composição com bastante informações.
BBB12- Foram dois temas abordados: “Selva”, com paredes e móveis verdes e vegetação artificial no qual borboletas sintéticas repousam, roupas de cama com estampas de animal print e cobras de pelúcia; e “Praia”, no qual uma ideia muito interessante foi que o chão foi feito com caixas de areia com baldinhos e rastelos cobertas com vidro. Nas paredes o desenho do mar e céu em cores quentes e elementos como pranchas, sombrinhas e quadros emoldurados com conchas. Além de pelúcias de animais aquáticos por toda parte. Crianças fariam a festa num quarto desses.
BBB13- Um dos quartos remeteram àquelas grandes bibliotecas, algo mais simplificado e com poucos elementos adicionais. O outro trouxe um clima mais retrô remetendo a brechós, com objetos antigos como molduras de quadros e relógios cuco.
BBB14- O quarto “Festa” foi marcado pelo uso e combinação de muitas cores variadas e vibrantes que estão por toda parte: nas paredes, nas almofadas, no tapete. Além de possuir camas baixas e contar com outros elementos que compõem o ambiente como notas musicais nas paredes. O uso das cores em excesso não é recomendado para ambientes de descanso pois são estimulantes. Nesse caso até para um ambiente estimulante há um exagero não?
Falando em exagero, essa edição teve um quarto do líder bem inesperado e perturbador, o cômodo da casa em que todos querem ter o privilégio de ficar não era um lugar agradável para repouso e muito menos para querer se estabelecer por um período maior. E por que não? Era todo vermelho!
“Sibéria”- para simplificar , uma reprodução de “Let it Go”. Pode-se dizer que o ambiente foi inspirado em um iglu com paredes que imitavam cubos de gelo, e molduras dos quadros que se parecem com estalactites. Nas camas edredons em tons que azul que são o destaque do ambiente. No geral o cômodo lembra bastante um frigorífico, tudo pensado em se assemelhar o máximo possível a um ambiente frio, inclusive o banheiro que ficava dentro do quarto não possuía água quente.
BBB15- Aqui as coisas voltaram a ficar um pouco mais “normais”, duas unidades de cores complementares, um azul e outro laranja, sem muitas firulas e surpresas.
BBB16- E novamente as cores complementares, desta vez roxo e amarelo.
BBB17-Temáticas completamente opostas, um com cores suaves e apropriadas paras momentos de repouso e outro que foi inspirado (se prepare) em um CEMITÉRIO! SIM! As camas seriam os túmulos, as paredes e o chão são inteiramente pretos com desenhos que representam a morte. Você dormiria num quarto desses?
O que achou dos quartos? Se inspiraria em algum?