Um bom cafezinho e um pãozinho de queijo, hmm! Quem não pensa nessas coisas assim que se menciona Minas Gerais uai? Além de muito receptivo e reconhecido fortemente pela sua gastronomia, o Estado de Minas acomoda um acervo histórico arquitetônico, urbanístico e cultural muito rico para a evolução do nosso país. Veja 5 destinos que devem constar na sua lista de viagens pois vale muito a pena conhecer!
1. Ouro Preto
É a principal e mais conhecida cidade do Estado. Já chegou a ser capital de Minas Gerais, e carrega uma grande bagagem histórica muito relevante para o país, marcando o famoso período de extração e exportação do ouro brasileiro. Por sua riqueza arquitetônica, urbanística e cultural, abrigando inclusive, o maior conjunto de arquitetura barroca nacional, foi tombada pelo IPHAN em 1938, e em 1980 foi o primeiro monumento do Brasil a ser inscrito pela UNESCO na lista de Patrimônio Histórico da Humanidade. Alguns pontos turísticos que vale a pena conhecer são a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e o Museu da Inconfidência, que possuem em suas estruturas elementos em ouro.
2. Mariana
Foi a primeira cidade e capital de Minas Gerais. Próxima a Ouro Preto, também foi um dos locais explorados pelo interesse português no ouro ali presente. Guarda uma riquíssima arquitetura da época colonial, que se manteve bem preservada ao longo dos anos. Entre esses marcos arquitetônicos, destaca-se a Catedral Basílica da Sé, o Museu de Arte Sacra e a Basílica de São Pedro dos Clérigos. Em 2015, sofreu o considerado maior impacto ambiental da história brasileira, com o rompimento da barragem de Fundão, que cobriu a cidade com uma lama repleta de rejeitos de mineração. Além de vidas, a cidade perdeu também parte de sítios históricos importantes para o país.
3. Congonhas
A pequena cidade abriga um acervo rico, que conta com as famosas esculturas dos Doze Profetas, esculpidas em pedra-sabão e tamanho real por Aleijadinho. O conjunto, que fica na Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e devido a estas obras o município passou a ser conhecido como “Cidade dos Profetas”. Além delas, vale destacar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Igreja do Rosário.
4. Tiradentes
Seu nome foi alterado para que se pudesse homenagear o considerado herói da Inconfidência Mineira, sendo antes chamada São José Del Rei. Foi cenário de importantes fatos históricos nacionais. A cidade ainda preserva as ruas de pedras e os sobrados da época colonial, na qual as visitas estão inseridas nas programações turísticas, que também abordam a gastronomia, artesanato e ecoturismo. Atualmente ainda conta com uma pequena população de pouco menos de 8 mil habitantes (IBGE/2019). Pontos importantes são a Matriz de Santo Antônio, cuja fachada também é de autoria de Aleijadinho, a Capela Nossa Senhora das Mercês, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o chafariz São José.
5. São João Del Rei
Além das obras arquitetônicas, a cidade também preserva tradições desde o século 18, como os sinos que tocam para anunciar as missas. É uma das principais cidades que o roteiro turístico mineiro abriga, pois além das características barrocas, comtempla diversificados estilos arquitetônicos, como o neoclássico, moderno e eclético. Entre os destinos mais visitados se encontram a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Solar dos Neves, residência da família do ex-presidente Tancredo Neves.
Conta aí? Já conheceu ou pretende conhecer alguma dessas cidades incríveis após ler esse post? Tem alguma para acrescentar nessa lista?