O que você está procurando?

Como aproveitar melhor a biblioteca escolar

Saiba como incentivar o uso desse espaço essencial
26 de outubro de 2020
Compartilhe!

Todos sabemos das dificuldades de atrair os alunos a utilizar as bibliotecas nas escolas. A biblioteca deve ser um espaço de atividades e uso frequente, assim como as outras ambientações da instituição, porém se não for um espaço bem aproveitado e organizado é enxergada, infelizmente, mais como um depósito de materiais do que uma ferramenta de aprendizado.

Biblioteca mais parecida como depósito de materiais. Fonte: Portal do Bibliotecário

A equipe pedagógica acaba ficando responsável por tornar esse local mais atrativo, e não o limitar apenas a empréstimo de livros uma vez ou outra, além de incluí-lo em outras atividades desenvolvidas nos planos de estudo, aumentando a frequência de uso e fazendo com que ele seja parte da rotina escolar dos alunos. Para isso, há algumas maneiras de aperfeiçoar e aproveitar melhor esse espaço, tornando-o o mais convidativo e trazendo envolvimento de todos , prezando ainda interação e conforto aos usuários.

Fonte: Escola Portuguesa de Macau


A organização do espaço é fundamental. O ideal é que os materiais sejam separados em ordem alfabética, em prateleiras para facilitar o acesso e procura aos livros, e também que a altura delas sejam adequadas as diferentes faixas etárias. Móveis com rodinhas facilitam adaptação do lugar para cada tipo de atividade, podendo ser deslocados de um lugar para o outro. Esses layouts permitem que a prática de contos, jogos, discussões sejam desenvolvidas também na biblioteca e não somente nas salas de aulas.

Fonte: O Globo


Ter todo o acervo de forma virtual, também facilita a organização e controle para encontrar materiais específicos. Logo na entrada, é necessário um balcão de atendimento, com funcionário habituado a auxiliar na busca e verificação de conteúdos disponíveis, e, na manutenção do local. O balcão deve possuir alturas diferentes, para também atender crianças e pessoas com necessidades especiais, bem como todo o espaço deve ser inclusivo.

Fonte: UFPR

Uma outra ideia, é ensinar aos alunos a ajudarem na manutenção, organização e decoração da biblioteca, devolvendo materiais a seus respectivos lugares e produzindo trabalhos para serem expostos em um varal, ou em um mural destinado a essa função, por exemplo. Ademais, outra dica para atrair os alunos, é promover feiras de livros, trazendo editoras e pessoas da área para dar palestras e oferecer novos materiais. Além de feiras solidárias com doações de livros tanto para escola, quanto para outras instituições carentes. Também é interessante ter computadores para que os alunos possam fazer pesquisas de acesso à internet que complementam os estudos. Tudo isso permite criar a sensação de pertencimento àquele espaço.

Fonte: Jornal Fatos

Um lugar destinado ao público infantil é de extrema importância, de modo que os livros sejam posicionados de maneiras mais visuais. Para criar um ambiente mais confortável, pode-se utilizar materiais simples e emborrachados de baixo custo para cobrir o piso, e permitir que as crianças se sentem no chão para as atividades lúdicas.

Fonte: Pinterest

Paredes coloridas, porém em tons mais claros, uma boa iluminação e ventilação, também são essenciais para o conforto térmico. Em salas individuais de grupos de estudo também deve haver a preocupação com a acústica, já que necessitam de mais silêncio para concentração.

Fonte: Pucrs

Para espaços grandes podem ser colocados pufs para leituras, mesas redondas ou hexagonais, que podem ser montadas e desmontadas de acordo com as necessidades das atividades propostas, além de móveis que sejam de fácil deslocamento. As prateleiras podem ser colocadas em corredores e definidas por categorias.

Fonte: Instituto CPFL

Para espaços pequenos as mesas quadradas e retangulares são de melhor aproveitamento para o espaço do que as arredondadas. Nesses casos, as estantes coladas na parede são mais favoráveis por permitir receber mais volumes de conteúdos.

Fonte: Almanaque Literário

Para concluir, vale lembrar que o incentivo a leitura não precisa se limitar a biblioteca, mas pode estar presente em todo ambiente escolar, através de pufs nos corredores, bancos e mobiliários divertidos nas áreas externas, redes penduradas, entre outras ideias que podem ser encontradas em diversas inspirações como seguem as imagens a seguir, desde conceitos mais simplificado e de baixo custo, aos que requerem mais investimento:

Fonte: Correio Braziliense
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Folha Uol
Fonte: Pinterest

Ana Carolina

Sou a Ana Carol Arquiteta, 25 anos, taurina e good vibes. Formada em Arquitetura & Urbanismo, técnica em Edificações e amante de redes sociais.
Arquilibrio é o blog da Ana Carol, Arquiteta & Urbanista. Aqui ela escreve suas opiniões, dicas, tutoriais e outros assuntos relacionados à Arquitetura. Saiba mais
Arquilibrio