O que você está procurando?

Como fazer a escolha das tintas para sua casa

Dicas valiosas antes de colocar em prática
19 de outubro de 2020
Compartilhe!

De vez em quando queremos dar uma repaginada em nossa casa, e uma das formas de fazer isso de maneira rápida, fácil e também mais em conta, é pintando as paredes. Trocar as cores e formas de um ambiente, já fazem com que ele fique com outra cara, traga mais personalidade e alegria ao local, além de disfarçar manchas e imperfeições nas estruturas. E o melhor de tudo, é que muitas pessoas conseguem fazer esse trabalho mesmo sem ter que contratar um profissional especializado. Então para quem gosta de botar a mão na massa, também acaba sendo uma ótima terapia, pois você sabe que está melhorando um espaço que é para sua própria vivência. Porém muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher os tipos das tintas para dar início as mudanças.


Os tipos de tinta mais utilizados de forma geral são as acrílicas, que são encontradas em acabamentos fosco, semi brilho ou acetinado. Apesar de ser usada na maioria das vezes em ambientes internos, ela também pode ser utilizada em ambientes externos. Essa tinta possui secagem rápida, podendo ser utilizado o espaço no mesmo dia em que foi realizado a pintura.

Uma opção mais em conta que pode ser substituir a acrílica, é a tinta látex, indicada para áreas secas internas, como paredes e tetos, possui baixa manutenção, secagem rápida e odor discreto. Porém, ela só existe no acabamento fosco e não é impermeável como acrílica, não sendo recomendado seu uso em cozinhas, banheiros e lavanderias.


Tintas a óleo podem ser utilizadas para locais que necessitam de um acabamento diferenciado, como móveis, portas e janelas. Essa tinta também pode revestir as paredes, diferente das de esmalte, que não são indicadas para esse fim, pois com tempo ela pode formar bolhas e até mesmo descascar, porém também pode ser aplicada em superfícies como madeiras, ferro e aço. Como esses produtos têm solvente como base demoram mais para secar, além de possuir um cheiro forte.


A tinta epóxi, por sua vez, é de difícil aplicação, e exige algumas técnicas de pintura, porém são altamente resistentes e duráveis, sendo assim indicadas para áreas de grande circulação, como garagens, escolas, quadras esportivas, e também para recobrir superfícies com pisos e azulejos.

O verniz é recomendado para revestir superfícies de madeiras expostas a ações externas da natureza, como alta incidência de sol ou chuva, por criar uma película de proteção nesses materiais, tornando-os mais duradouros.

Para escolher o acabamento das tintas é necessário considerar alguns pontos.

As tintas foscas disfarçam melhor defeitos nas paredes, já as acetinadas ou com brilho são laváveis, indicadas para cozinhas e banheiros, e possuem maior durabilidade, porém não são indicadas nos tons escuros por realçar imperfeições.

A iluminação é um fator que influencia na escolha, pois dependendo da intensidade das luzes, a cor escolhida pode mudar e não ficar com resultado final que você espera, com o acabamento fosco a iluminação também fica mais difusa do que nos acabamentos brilhantes.


Se atente as quantidades na hora da compra, considerando sempre a número de demãos que você pretende passar e uma margem de erro, pois é melhor que sobre do que falte. O rendimento das tintas vem informados em suas embalagens.

Saiba escolher as ferramentas certas para cada tipo de pintura. Superfícies retas e lisas são mais fáceis de se trabalhar com o rolo, já materiais que necessitam muito de detalhamento é mais viável o uso de pincéis.


De qualquer modo, caso tenha outras dúvidas, antes de realizar a compra e iniciar suas modificações, consulte também os funcionários das lojas especializadas, pois eles também são capacitados para te informar quais os tipos recomendados para sua necessidade. O mercado está sempre em inovação, então muitos produtos novos vão surgindo e é bom sempre saber um pouquinho melhor a respeito deles, esses profissionais estão dispostas a te ajudar em relação a essas novas produções, conte com eles para definir o que você precisa.

Ana Carolina

Sou a Ana Carol Arquiteta, 25 anos, taurina e good vibes. Formada em Arquitetura & Urbanismo, técnica em Edificações e amante de redes sociais.
Arquilibrio é o blog da Ana Carol, Arquiteta & Urbanista. Aqui ela escreve suas opiniões, dicas, tutoriais e outros assuntos relacionados à Arquitetura. Saiba mais
Arquilibrio