Cantar, tocar, gravar…quem nunca se imaginou em um estúdio cantando e gravando um clipe de muito sucesso nas paradas, até mesmo sem saber cantar afinado um “Parabéns pra você” que seja?? haha. Todos que trabalham com música sabem todo esforço e dedicação que exige um projeto musical, e que um ambiente apropriado para isso faz toda diferença no resultado de produção, afinal não é o banheiro que deixa nossa voz bonita, mas um ambiente todo projetado para este fim, que precisa de detalhamentos acústicos, de layout e de necessidades, e é claro: talento.
Muitas vezes o espaço serve não só para desenvolver projetos profissionais, mas também para gravar vídeos e se reunir com amigos da banda, com seus produtores, seus amigos, seu crush, além desse espaço ser onde a maioria se encontra em seu momento de diversão e de paixão, então não precisa ser completamente formalizado, mas sim um local descontraído e aconchegante, para que todo o trabalho seja muito mais prazeroso e feito com amor.
Existem estúdios desde dentro do próprio quarto, até estúdios profissionais, cada um montado da sua forma, seja com equipamentos mais acessíveis ou dos mais robustos existentes. Com alguns maquinários simples já é possível dar início a uma carreira: um computador, interface de áudio, microfone, pedestais e alguns cabos te permite gravar lives para Instagram, vídeos para Youtube, etc. Depois de dar início começam a vir mais investimentos para a melhora do estúdio, decoração, acústica das paredes, amplificadores, centro de comandos e afins, tudo para reproduzir um som de alta qualidade e um cenário para gravações.
Confira 5 projetos de estúdios icônicos pelo mundo, além de outros projetos para se inspirar. Sonhar não custa nada não é?
Abbey Road Studios – Londres
Foi fundado em 1931. Possui o título de mais famoso do mundo, por ter sido o “palco” para a gravação de “All you need is love” da banda The Beattles. Inclusive, a icônica capa de CD dos integrantes na faixa de pedestres, fica na frente do estúdio. Outros grandes nomes da música também gravaram sucessos nesse local.
Converse Rubber Tracks – Nova York
Em Brooklin, Nova York, e sim, da mesma marca do tão famoso tênis All Star, oferece gravações gratuitas a pessoas que trabalham na área musical que se cadastrarem e forem selecionadas. Também possui filiais em outros locais.
The Warehouse Studio – British Columbia, Vancouver
Construído em 1886, antes de se tornar estúdio em 1977, o local já havia sido supermercado atacadista, sede de prefeitura, prisão e até mesmo necrotério. Após uma restauração, que foi inclusive premiada, deu vida a essa famosa instalação. Possui uma diversidade de ambientes , incluindo um pátio ao ar livre. Recebeu gravações de grandes sucessos como as bandas de rock AC/DC e Metallica, além de ter revelado talentos como Avril Lavigne.
Estúdio Ciudad Nueva – Paraguai
Uma antiga casa reformada, na qual foram aproveitadas algumas estruturas preexistentes. A madeira no teto, tem como função a absorção do som, esse item juntamente com todo os detalhes arquitetônicos inseridos, reproduzem um som de alta qualidade.
Toca do Bandido – Rio de Janeiro, Brasil
Idealizado pelo produtor musical Tom Capone, é uma cabana rústica escondida na mata e afastada da cidade, porém conhecida mundialmente. Foi a origem de produções dignas de álbuns de ouro e platina. Possui uma diversidade de técnicas de gravação e equipamentos, e por isso atrai pessoas renomadas da área musical. Hoje também possui anexo, espaço para hospedagem dos artistas e um pub.
Outras inspirações
Estúdio infantil que faz parte da própria decoração do quarto, afinal muitos tem o sonho de se tornar um Rockstar desde de criança certo? Nesse caso, o isolamento do som também pode ser inserido no interior das paredes.
Que tal um estilo mais rústico? A madeira tem função de decoração e de isolamento acústico. Já fiz até uma rima de tão inspirada! Haha.
Aqui os instrumentos também fazem parte da decoração.
Nesse local os próprios livros funcionam como barreira acústica, interessante não? Sem contar que criatividade não deve faltar desse espaço.
E quem disse que não dá para escolher algo com tons mais clean?
Se você tiver um porão em casa, e talento é claro, que tal transformá-lo em um estúdio?
Ou sótão…
E aí? Qual estilo você mais gostou?