O que você está procurando?

O que é urbanismo?

Entenda o que faz o profissional da área
9 de novembro de 2020
Compartilhe!

Muitas pessoas não sabem a definição de urbanismo, ou sequer já ouviram essa palavra, muito menos sabem o que o profissional especializado na área desenvolve. De acordo com as definições do dicionário do google:” o saber e a técnica da organização e da racionalização das aglomerações humanas, que permitem criar condições adequadas de habitação às populações das cidades.” Porém o papel do urbanista dentro desse resumo é maior e muito mais trabalhoso do que se possa imaginar.

Atualmente a maioria das faculdades de Arquitetura é aliada ao Urbanismo, pois um anda lado a lado ao outro. Até mesmo os interessados em fazer esse curso, muitas vezes não tem conhecimento a respeito do urbanismo até ingressarem no curso.

Mas afinal, o que é isso? E por que é tão importante assim?

O urbanismo estuda detalhadamente, regulamenta, e controla o planejamento das cidades. Isso inclui o projeto de malhas viárias, de bairros, parques lineares, inserção de transporte público e equipamentos urbanos, que regem o crescimento ordenado das cidades, de modo a garantir melhor qualidade de vida ao coletivo. Por não se limitar apenas ao espaço físico, mas também à relação das pessoas com o espaço, cria uma corrente de atrito com o poder político, que limita projetos destinados a maioria da população, em benefícios próprios.

O urbanismo surgiu em meados do século XX, com a necessidade de ordenar o crescimento descontrolado dos centros urbanos, principalmente com a chegada da Revolução Industrial, que aumentou brusca e repentinamente o número de pessoas que migraram do campo para cidade. Devido a situações de insalubridades e desorganização causadas pela grande população, houve a necessidade de criar planos para nortear essa urbanização, de modo a diminuir os impactos ambientais e as péssimas condições de vida que surgiam.

Não existe arquitetura sem urbanismo, pois para implantar qualquer projeto, por mais simples ou pequeno que pareça, é preciso estudar o entorno em que será inserido, considerando fatores como clima, edificações, serviços, instituições, comércios, classe social, segurança, entre outros pontos, seguindo regulamentações de construção previstas no plano diretor de cada cidade.

Graças a essa ciência podemos ter cada vez mais qualidade de vida, que soluciona problemas nos centros urbanos através de estudos, planos, tecnologia, entre outros instrumentos que podem ser aplicados. Infelizmente, muitos dos planos não são colocados em prática, devido as reais intenções do governo que beneficiam as grandes empresas e aqueles de alto poder aquisitivo. Por isso faltam infraestruturas básicas em muitos lugares, não por falta de bons projetos, mas de investimentos.

No curso de Arquitetura e Urbanismo o aluno estuda muito a sociedade de forma teórica e também na prática. Há muitos estudos de observação e de pesquisas. Tudo é visto em escalas maiores e por isso exigem muito trabalho para criar projetos favoráveis a todos, que muitas vezes acabam sendo utópicos para nossa realidade.

E aí? Você já sabia do trabalho de um urbanista? Se interessa pela área?

Ana Carolina

Sou a Ana Carol Arquiteta, 25 anos, taurina e good vibes. Formada em Arquitetura & Urbanismo, técnica em Edificações e amante de redes sociais.
Arquilibrio é o blog da Ana Carol, Arquiteta & Urbanista. Aqui ela escreve suas opiniões, dicas, tutoriais e outros assuntos relacionados à Arquitetura. Saiba mais
Arquilibrio