O que você está procurando?

Tipos de cubas para banheiro

Conheça todos os tipos antes de fazer sua escolha!
12 de novembro de 2020
Compartilhe!

O banheiro é um espaço que muitos sonham com o seu próprio, o ambiente necessário em todos os lugares que requer cuidados e higiene. Como é de uso de todos os moradores ou usuários de um determinado local, há uma preocupação muito grande em deixar esse ambiente funcional e ao mesmo tempo aconchegante.

Na hora de executar uma obra, projeto ou reforma a maioria das pessoas se empolga com a escolha de cada detalhe, e um deles é o lavatório, no qual, atualmente, é possível encontrar modelos variados no mercado, porém muitos não tem o conhecimento de todos eles, e ficam na dúvida na hora de escolher entre todas as opções disponíveis.

Confira os tipos de cuba que você pode colocar no seu banheiro, lembrando que não deve ser contadas apenas a estética, mas aliadas a ela, conceitos de necessidades, funcionalidade, praticidade e custo que caiba no seu bolso.

Cubas embutidas

São as mais tradicionais e uma das opções mais em conta, ficam completamente embutidas na bancada que geralmente são de pedra. É ideal para banheiros pequenos, pois a bancada fica livre para colocar outros objetos, em contrapartida perde-se um pouco do espaço interior do armário na parte de baixo.

Cubas de apoio

Como o próprio nome diz ficam completamente apoiadas sobre a bancada, dão um toque de requinte ao ambiente e podem ser encontradas em diversos tipos de materiais, com valores variados, cerâmica, vidro, inox…muitas pessoas utilizam utensílios baratos como saladeiras para compor o espaço, deixando a criatividade fluir é possível utilizar várias peças ou materiais diferentes. Devem ser analisadas a altura da bancada já que ela possui mais uns 15 cm acima da mesma. Também é possível encontrar diversos formatos e tamanhos, que devem se adequar ao seu espaço. Se atente também a altura das torneiras. Hoje em dia, já possuem um valor bem em conta, apesar de estarem presentes desde os estilos mais simples até mais luxuosos.

Cubas de sobrepor

Ficam entre as cubas de embutir e de apoio, apresentando apenas as bordas expostas acima da bancada, dão um charme a mais sobre a simplicidade das tradicionais, sendo também menos profunda e ocupando um pouco menos espaço do que as de embutir.

Cubas de semiencaixe

Uma opção mais moderna indicada para locais sem muito espaço para uma bancada larga. Também são produzidas em diversos tipos de materiais, porém a maioria dos modelos são quadradas ou retangulares pelo fato de precisarem ser perfeitamente encaixadas. Os valores pra essas cubas já são mais elevados.

Cubas de parede

São as cubas instaladas direto na parede, sem necessidade de bancada. É uma ótima opção para banheiros pequenos e lavabos, pois ocupa pouco espaço e sai bem mais em conta por não precisar da bancada.

Cubas de piso

Uma evolução das convencionais cubas com colunas, que foram muito utilizadas antigamente pela facilidade de instalação e preço baixo, porém, muito pelo contrário das anteriores, esse progresso no estilo contemporâneo e minimalista, é o investimento mais caro atualmente. Cheia de estilo e podendo ser produzida com diferentes materiais, se encontram pouco em uso, pois além dos valores pouco acessíveis , que a torna praticamente um objeto de luxo, ainda estão começando a ser mais difundidas.

Cubas esculpidas

E finalmente, a tendência do momento. Com certeza você já deve ter visto um banheiro com essa cuba e achado o máximo. Completamente em alta, ela se une a bancada como se essa junção fossem apenas uma peça, o que realmente é no caso de alguns materiais, como a madeira por exemplo, que pode ser literalmente esculpida em diversos formatos. Um material mais acessível, para reproduzir esse novo sucesso, é o porcelanato, que permite diversas cores, acabamentos, estampas, além da vantagem de não manchar como o mármore. As desvantagens desse estilo, são que o valor final pode ser um pouco elevado, pois necessita de mão de obra especializada, e que dependendo do seu detalhamento, há uma dificuldade de manutenção e limpeza. O que chama atenção nessas cubas, além da beleza, é que você consegue escolher formas inusitadas para o escoamento da água, além disso esconder o ralo, porém em algumas delas, é fácil a perda de objetos pequenos e o acúmulo de lodo, por conta do conflito com a higienização. Também há modelos com tampos removíveis que facilitam essa manutenção.

Desse modo, é necessário analisar bem todos os pontos antes de definir a melhor forma.

Fonte de todas as imagens: Pinterest

Ana Carolina

Sou a Ana Carol Arquiteta, 25 anos, taurina e good vibes. Formada em Arquitetura & Urbanismo, técnica em Edificações e amante de redes sociais.
Arquilibrio é o blog da Ana Carol, Arquiteta & Urbanista. Aqui ela escreve suas opiniões, dicas, tutoriais e outros assuntos relacionados à Arquitetura. Saiba mais
Arquilibrio